PRF resgata 52 aves silvestres em operação em três cidades do RN

A Polícia Rodoviária Federal resgatou 52 aves silvestres em três municípios do Rio Grande do Norte e lavrou 11 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pelos crimes ambientais de perseguir, caçar, apanhar e vender espécies da fauna silvestre.

A Operação Asas Livres aconteceu em Poço Branco, Taipu e Jandaíra no último sábado (2), mas só foi divulgado pela PRF nesta segunda-feira (4).

Os policiais encontraram aves das espécies popularmente conhecidas como golinha, azulão, concrizes, saíra-amarela, sabiá-laranjeira, sibite e galo de campina, além de outras.

De acordo com a PRF, os proprietários criavam as aves em pequenas gaiolas nas próprias residências, sem nenhuma autorização ambiental.

Os animas e também materiais apreendidos foram encaminhados ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Cipam) para em seguida serem entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Outras ocorrências

Durante o fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal também prendeu um homem de 40 anos por porte ilegal de arma. O rapaz estava com uma Taurus 9mm, registrada em nome dele, e carregada com 10 munições.

Os policiais encontraram a pistola durante uma abordagem no km 96 da BR-101. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil Plantão Zona Sul.

Pistola foi encontrada dentro do veículo durante abordagem na BR-101 — Foto: Divulgação

Pistola foi encontrada dentro do veículo durante abordagem na BR-101 — Foto: Divulgação

Já na noite de domingo (3), um homem de 35 anos foi detido após se envolver em um acidente ocorrido no km 83, da BR-101, em São Gonçalo do Amarante – ele estava sob a influência de álcool.

O teste de etilômetro apontou concentração de 1 miligrama de álcool por litro de ar. A ocorrência foi encaminhada a Delegacia de Plantão da Zona Norte.

Fonte: G1 RN