Segmento DX – Edição de 12-09-2021

BRASIL: A Rádio 9 de Julho, emissora católica da cidade São Paulo, SP, continua transmitindo sua programação através das ondas curtas na frequência de 9.819 Khz. No ar desde 1954, quando foi fundada em ocasião do aniversário operava de forma temporária de funcionamento e conseguiu uma freqüência de 540 kHz para Ondas Médias e 49 metros para Ondas Curtas, com potência de 10 kw.

–  Desde Brasília, DF, a Rádio Nacional da Amazônia continua ativa nas ondas curtas, através das frequência de 6.180 Khz e 11.780 Khz. Transmitindo do parque de transmissão no rodeador, região distante do centro, a emissora segue sendo sintonizada em diversas regiões do país, com exclusividade na Amazônia.

– A Rádio Clube do Pará tem sido bem sintonizada na região nordeste do Brasil. A constatação é deste colunista, que sintonizou a emissora em sua frequência de 4.885 Khz, no último sábado, 11, por volta das 17 horas pelo horário de Brasília.

CHINA: A Rádio Internacional da China (CRI)encerrou as transmissões em português a mais de três anos, porém, permanece com suas frequências de transmissões ativas para o Brasil, Africa e Europa. A gravação com músicas tradicionais chinesas se repete desde então até o momento não houve nenhum comunicado oficial da popular CRI, nem através do seu site que continua sendo atualizado diariamente.

COREIA DO SUL VIA ESTADOS UNIDOS: A KBS World Rádio tem transmitido no idioma espanhol para a América do Sul diariamente através do parque transmissor de Greenville, nos Estados Unidos. A emissora tem regular sintonia no Brasil e apresenta informações sobre economia, esportes, cultura e outros aspectos da Coreia do Sul.  A emissão via ondas curas em 11.880 Khz acontece das 01h00 às 02h00 através do tempo universal coordenado (UTC).

ESTADOS UNIDOS: Voz da América é o serviço de rádio difusão do Estados Unidos para o mundo em diversos idiomas. No idioma português a emissora mantém transmissões destinadas ao continente africano, mas que que podem ser bem sintonizadas no Brasil. Um das emissões vai ao ar das 17h00 às 18h30 (UTC) na frequência de 17.655 Khz na banda de 16 metros.  A programação apresenta a cada 30 minutos um boletim de notícias internacionais.

MADAGASCAR: A Rádio Palavra Alegre é uma emissora religiosa cristã da World Cristina Broadcasting e mantém programação diário em Português que pode ser sintonizada na frequência de 9.765 Khz da 21h00 às 22h00.

 

Rádio 9 de Julho nasceu em 1953, dentro do contexto de preparação para as comemorações do 4º Centenário da cidade de São Paulo, no ano de 1954. No dia de seu nascimento, recebeu autorização temporária de funcionamento e conseguiu uma freqüência de 540 kHz para Ondas Médias e 49 metros para Ondas Curtas, com potência de 10 kw, o que permitia a cobertura de todo o Estado de São Paulo, a maioria dos Estados brasileiros e muitos países latino-americanos . Terminados os festejos, o Presidente da República em exercício, Café Filho, ofereceu as duas emissoras em OM e OC, para a Igreja, que através de seu arcebispo, Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, aceitou prontamente. Para a obtenção de concessão foi criada a Sociedade Comercial Radio 9 de Julho Ltda composta pelo arcebispo, quatro bispos auxiliares e dois padres registrada na Junta Comercial com o nº 182.647, dia 29 de julho de 1955. A concessão para a Rádio 9 de Julho foi efetivada com o decreto nº 37.744, de 12 de agosto de 1955, assinado pelo presidente da República , Juscelino Kubitschek.
O segmento DX é apresentado todos os domingos pelo jornalista Léo Ferreira que residente em Lagoa de Dentro, no estado brasileiro da Paraíba. Aficionado por ondas curtas o colunista tem grande conhecimento e experiência com esta modalidade de transmissão mundial de rádio.